sexta-feira, 15 de junho de 2012


Cientistas transformam células da pele em tecido do coração

 Cientistas israelenses conseguiram transformar pela primeira vez células da pele de pessoas com doenças do coração em células sadias do músculo cardíaco e transplantá-las com sucesso em ratos, publicou a revista médica European Heart Journal.
Segundo os pesquisadores, a conquista significa um avanço na busca por tratamentos que permitam curar o coração de um paciente com suas próprias células. Estudos recentes sobre células-tronco e engenharia de tecidos conseguiram reprogramar células de indivíduos jovens e saudáveis, mas até agora isto não tinha sido feito a partir de células de pacientes com doenças coronarianas e idosos.
Com este método é possível extrair células da pele de um idoso com um problema cardíaco avançado e transformá-las em "células saudáveis e jovens, equivalente ao que eram quando nasceu o paciente.  
Os pesquisadores das três instituições científicas que realizaram o estudo obtiveram células cutâneas de dois homens de 51 e 61 anos com problemas cardíacos, as reprogramaram como células cardíacas e conseguiram juntá-las a uma amostra de tecido cardíaco danificado num prazo de 48 horas.
Em seguida, os pesquisadores implantaram com sucesso este tecido no coração de vários ratos saudáveis.  Mas, os pesquisadores advertiram que, antes de serem aplicados em humanos, os tratamentos "deverão passar por pelo menos entre 5 e 10 anos de testes clínicos".

Nenhum comentário: