segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Empresa israelense cria sistema flutuante de captação de energia solar

A empresa israelense Solaris Synergy, localizada no Har Hotzvim Industrial Park, em Jerusalém, criou uma alternativa mais barata e viável de captação de energia solar. Um sistema flutuante que dispensa a necessidade de grandes fazendas solares em terra firme.
O dispositivo resolve dois grandes inconvenientes da captação de energia solar: diminui consideravelmente o uso de silício, que converte luz em eletricidade, mas é muito caro, e elimina a necessidade de grandes extensões de terra para captação. O sistema pode operar em água doce, salgada ou na superfície de águas residuais.
Ao resolver ambos os problemas e introduzindo benefícios colaterais inesperados, o Solaris Synergy ganhou o primeiro lugar no concurso Israel National Cleantech Open IDEAS Competition, na Universidade Tel Aviv, e no Instituto Akirov para negócios e meio ambiente, em novembro.
Evitando a necessidade de grandes campos para ser instalado, o Solaris foi projetado para ficar na água. Uma grade de módulos conectados, fabricada em plástico leve e fibra de vidro, facilitam a flutuação do invento. Além de poupar imóveis valiosos, ele funciona como uma tampa de reservatório respirável que reduz significativamente a evaporação e elimina o crescimento orgânico e algas. O sistema funciona melhor em áreas de sol forte, como a África, Ásia, Austrália, países do Mediterrâneo e do Sul e outros locais próximos à linha do Equador.

Nenhum comentário: