sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Israel testa técnica para "ver através das paredes"


Uma equipe de cientistas da Ultra Fast Optics Group, do Weizmann Institute of Science, descobriu uma forma de "ver através das paredes" utilizando luz natural. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de câmeras que possam mostrar estrelas escondidas atrás das nuvens, o crescimento de uma ave dentro de um ovo e ver além de curvas e cantos.
A luz natural normalmente se espalha por todas as direções ao ser projetada sobre uma superfície opaca, o que, em tese, impossibilitaria a visão através desta superfície. Porém, a nova técnica consiste em utilizar a luz difusa espalhada, para convertê-la em imagem usando um modulador de luz espacial, e depois delinear melhor sua forma através de um programa de computador.
Anteriormente, as técnicas para ver através de superfícies consistiam basicamente no uso de laser e demorada computação. Entretanto, o experimento que os cientistas vêm realizando em Israel teve como resultado uma superfície lisa branca que pode efetivamente ser transformada em um espelho, e a imagem exibida em uma tela LCD normal.

Nenhum comentário: